Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Região de Balsas

Visão geral

A Região de Balsas está localizada ao sul do estado do Maranhão, compondo a divisa agrícola chamada de MATOPIBA. As principais cadeias produtivas da região são a soja e o algodão. Apesar da agricultura tecnificada, a região possui baixos índices de desenvolvimento econômico, demonstrando a necessidade apoio aos agricultores familiares. Localizada no Cerrado brasileiro, é uma das maiores produtoras de grãos do Norte e Nordeste, representando uma importante fronteira agrícola do país.

Histórico

O Pacto PCI da Região de Balsas foi formalizado em novembro de 2020, inclui 12 municípios e possui, atualmente, 39 signatários representantes dos setores público e privado, além de organizações da sociedade civil. Em abril de 2021, este grupo de parceiros criou o Comitê Gestor do Pacto.

Metas

Produzir

    • Expansão e aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal

    • Aumentar a produção de algodão na região de Balsas até 2025, atingindo 50 mil hectares;

    • Aumentar a área de soja certificada RTRS, Soja Plus e outros selos de qualidade na região de Balsas em até 30% até 2025;

    • Aumentar a diversificação de cultivares adaptados à região de Balsas em até 25% até 2025;

    • Aumentar as áreas de produção com sistema ILP/ILPF na região de Balsas em até 20% genética animal e forragem, até 2025;

    • Apoiar 100% das ações da Federação Nacional do Plantio Direto na região de Balsas, por meio de práticas conservacionistas do solo, até 2025.

Conservar

    • Conservação da vegetação nativa e recomposição dos ivos

    • Apoiar ações que promovam a redução do desmatamento ilegal na Região de Balsas em 100% até 2025;

    • Apoiar ações que promovam a redução de queimadas na Região de Balsas em até 50% até 2025;

    • Cadastrar em até 100% dos imóveis rurais no SICAR na Região de Balsas, até 2025;

    • Validar em até 100% do CAR na região de Balsas, até 2025;

    • Apoiar ações que promovam o Pagamento por Serviços Ambientais na região de Balsas, chegando em 2 projetos implementados até 2025;

    • Fomentar a destinação correta em até 100% dos resíduos da região de Balsas, até 2025;

    • Apoiar o desenvolvimento e valorização do turismo ecológico da Chapada das Mesas, apoiando cidades, comunidades, sítios arqueológicos e propriedades rurais.

Incluir

    • Inclusão socioeconômica da agricultura familiar e população tradicionais

    • Aumentar o número de famílias atendidas pelos programas de ATER em até 50% até 2025;

    • Promover a Regularização Fundiária em até 40% dos lotes da agricultura familiar na Região de Balsas;

    • Aumentar a produção de mandioca em 60% até 2025, apoiando na estruturação da cadeia de valor;

    • Aumentar a produção de caupi em 50% até 2025, apoiando na estruturação da cadeia de valor;

    • Aumentar a produção de arroz em 30% até 2025, apoiando na estruturação da cadeia de valor;

    • Aumentar a produção de milho cultivar em 40% até 2025, apoiando na estruturação da cadeia de valor;

    • Aumentar a produção de frutas do Cerrado e espécies introduzidas em 20% até 2025, apoiando na estruturação da cadeia de valor;

    • Incentivar a cadeia da ovinocultura/caprinocultura na região de Balsas, promovendo aumento na produção local em 40% até 2025;

    • Apoiar 100% das ações para o aumento da produção de leite e derivados visando fortalecer o sistema cooperativista da região até 2025;

    • Criar 01 programa com fomento para inclusão da mulher, povos tradicionais e comunidades nas atividades relacionadas ao artesanato e outras de desenvolvimento regional

Signatários

Prefeitura de Loreto

Polo Turístico Chapada das Mesas

Prefeitura de Riachão​

Prefeitura de Tasso Fragoso ​

Prefeitura de Fortaleza dos Nogueiras​

Prefeitura de Feira Nova do Maranhão

Prefeitura de Pastos Bons​

ACIB

AMAO

AMAPA

Banco da Amazônia​

Casa do Artesão​

CDL Balsas​

CONDEMA Balsas

Prefeitura de Alto Parnaíba​

IDERB

Prefeitura de Balsas

Instituto AGREX​

Prefeitura de Carolina​

OAB Balsas

SINFA

Lavronorte​

Reciclagem Central

Solidariedad

GIZ

Fotos

Documentos

Parceiros

Programas Relacionados

Outras Atuações

Buscar por:

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Desenvolvimento da agricultura familiar na região de Balsas-MA

O projeto tem como objetivo melhorar a produção de culturas da agricultura familiar nas comunidades que fazem parte do Pacto PCI na região de Balsas, no sul do Maranhão, promovendo a diversificação de culturas por meio da transferência de conhecimento.

Transformando pequenos agricultores em empreendedores rurais

O projeto tem como objetivo implementar um modelo de assistência técnica e assessoria para melhorar a produtividade e a qualidade dos produtos oferecidos pela agricultura familiar, proporcionando-lhes o ao mercado e fortalecendo as cadeias alimentares tradicionais locais como forma de evitar a conversão de suas terras e vegetação nativa em monocultura.

Pacto Sertão do Apodi

O Pacto Sertão do Apodi foi formalizado em dezembro de 2023 com a representantes dos setores público, privado e sociedade civil. O pacto visa promover o desenvolvimento econômico sustentável na região do Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte.

Pacto Cariri Sustentável

O Pacto Cariri Sustentável foi formalizado em dezembro de 2023, com a participação de representantes dos setores público, privado e sociedade civil. O pacto visa promover o desenvolvimento econômico sustentável na região região do Cariri, no estado da Paraíba.

Pacto Pajeú Sustentável

O Pacto Pajeú Sustentável foi formalizado em dezembro de 2023, com a participação de representantes dos setores público, privado e sociedade civil. O pacto visa promover o desenvolvimento econômico sustentável na região do Sertão do Pajeú, em Pernambuco.

Pacto PCI da Região de Balsas

O Pacto PCI da Região de Balsas foi formalizado em novembro de 2020, inclui 12 municípios e possui, atualmente, 39 signatários representantes dos setores público e privado, além de organizações da sociedade civil.

Pacto PCI de Barra do Garças

O Pacto PCI de Barra do Garças foi formalizado em junho de 2019 e possui, atualmente, 43 signatários. Em dezembro de 2019 foi constituído como Programa Municipal.

Pacto PCI de Sorriso

O Pacto PCI de Sorriso foi formalizado em abril de 2019 e possui, atualmente, 18 signatários dos setores público, privado e sociedade civil. Através do Pacto, em 2021 foi criado o Programa de Microcrédito Rural Familiar – Fundo de Aval – que destina recursos para agricultores familiares

Pacto PCI Vale do Juruena

O Pacto PCI do Vale do Juruena foi formalizado em maio de 2018 e possui, atualmente, 22 signatários representantes de produtores rurais, empresas, governos municipais e organizações da sociedade civil. O Pacto é um compromisso territorial envolvendo os municípios de Cortiguaçu e Juruena. O município de Juína, na mesma região, deve ser incluído da iniciativa em 2024

CAP Pajeú

Em maio de 2024, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Afogados da Ingazeira-PE, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e o a crédito.

Endereço: Rua Senador Paulo Guerra, 170, Centro – Afogados da Ingazeira-Pernambuco.
Atendimento: das 8h às 12h.

CAP Cariri

Em maio de 2024, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Monteiro-PB, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e o a crédito.

Endereço: Travessa Querubina Teixeira de Oliveira, n°55, Térreo, Centro – sede do
Sindicato dos trabalhadores na agricultura familiar – Monteiro-Paraíba.
Atendimento: 8h às 13h

CAP Apodi

Em maio de 2024, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Apodi-RN, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e o a crédito.

Endereço: Rua Nonato Mota, nº 106 – Apodi-Rio Grande do Norte.
Atendimento: 8h às 12h

CAP Região de Balsas

Em maio de 2023, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Balsas-MA, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e o a crédito.

Endereço: Avenida Governador Luiz Rocha, s/nº Escritório da Agerp – Balsas-Maranhão.
Atendimento: 7h às 13h

CAP Barra do Garças

Em outubro de 2021, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Barra do garças-MT, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e o a crédito.

Endereço: Tv. Voluntários da Pátria, nº 2-144, Centro – Sec. de Desenvolvimento Rural.
Atendimento: 8h às 12h

CAP Sorriso

Em outubro de 2021, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Sorriso-MT, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e o a crédito.

Endereço: Rua Cândido Rondon, 2311, Bela Vista – SEMASA – Sorriso-Mato Grosso.
Atendimento: 7h às 13h

CAP Cotriguaçu

Em outubro de 2021, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Cotriguaçu-MT, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e o a crédito.

Endereço: Av. Henrique Xavier Rodovalho, Centro – Anexo a EMPAER – Cotriguaçu-Mato Grosso.
Atendimento: 7h30 às 13h

Cultivando Vida Sustentável

O programa Cultivando Vida Sustentável é cofinanciado e implementado em parceria com o CAT – Clube Amigos da Terra de Sorriso – desde 2019, no município de Sorriso, Mato Grosso. As atividades visam fortalecer a produção de soja certificada, a restauração de áreas de floresta e o desenvolvimento da agricultura familiar

Programa Nosso Leite

O Programa teve início em 2021 e é desenvolvido pelo SEBRAE-MT contando com cofinanciamento e a parceria do laticínio Casterleite e do Sicredi na região do Vale do Juruena, Amazônia mato-grossense. O objetivo é promover a melhoria da pecuária leiteira.

Raízes da Caatinga

O Programa Raízes da Caatinga foi criado em 2021 pela IDH em parceria com a Fundação Laudes. É uma iniciativa que reúne entidades e pessoas dos setores público, privado e da sociedade civil, estruturada em compromissos territoriais para promover o desenvolvimento sustentável, a restauração e conservação do bioma. O Programa está presente no Sertão do Pajeú, em Pernambuco, no Sertão do Cariri, na Paraíba, e no Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte.

 

CAP Juruena

Em outubro de 2021, a IDH e parceiros locais instalaram o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), cuja missão é facilitar a vida de quem trabalha no campo. Localizado no município de Juruena-MT, o escritório oferece, em um único lugar e de forma gratuita, orientações sobre regularização ambiental, fundiária, oportunidades de desenvolvimento e o a crédito.

Endereço: Av. 04 de julho, Vila Nova – Anexo à Sec. De Agricultura – Juruena-Mato Grosso.
Atendimento: 7h às 11h e das 13h às 17h

Produção Sustentável de Bezerros

O Programa teve início em 2019 e tem como visão mudar a dinâmica de produção e comercialização da cadeia pecuária, melhorando os resultados do segmento de cria nos aspectos econômicos, ambientais e sociais. Está presente no Mato Grosso e no Pará, contando com parceiros estratégicos, como Carrefour, Mars, Marfrig, Faepa  e Acrimat.

Em Mato Grosso, os parceiros implementadores são a Natcap e o Instituto BioSistêmico (IBS). No Pará, contamos com a Natcap e o Senar.