Apresentação
O Programa Raízes da Caatinga foi criado em 2021 pela IDH em parceria com a Fundação Laudes. É uma iniciativa que reúne pessoas dos setores público, privado e da sociedade civil, estruturada em compromissos para promover o desenvolvimento territoriais sustentável, a restauração e conservação do bioma e a inclusão social.
O Programa está presente no Sertão do Pajeú, em Pernambuco, no Sertão do Cariri, na Paraíba, e no Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte, reunindo mais de 50 atores em torno de uma estratégia focada em três eixos: Produzir, Proteger e Incluir (PPI). O objetivo é permitir que todos os envolvidos – gestores públicos, associações comunitárias, empresas, cooperativas, bancos, produtores entre outros – possam estabelecer acordos e agendas prioritárias para o desenvolvimento territorial sustentável.
Além disso, nos municípios de Apodi (RN), Monteiro (PB) e Afogados da Ingazeira (PE) foram inaugurados Centros de Atendimento ao Produtor. Nesses locais, técnicos esclarecem dúvidas sobre regularização fundiária, georreferenciamento, Cadastro Ambiental Rural (CAR), licenças ambientais, o a políticas públicas e projetos.
Trabalhando junto com a IDH no Programa Raízes da Caatinga estão a Diaconia, que desenvolve um projeto para impulsionar a produção de algodão agroecológico com forte atuação em gênero; e o World Resources Institute (WRI Brasil), aplicando metodologias para a conservação e restauração dos territórios.
Para apoiar todo esse processo também foram elaborados Diagnósticos das Cadeias Produtivas e Agroindústrias Locais. Por meio de um amplo levantamento de dados primários e secundários, é possível compreender a diversidade e a potencialidade da produção e beneficiamento das principais cadeias produtivas presentes nos três territórios.